Elétricos e furiosos: como serão carros de polícia do futuro
O Salão de Los Angeles, que começa dia 30, lançou um desafio de design para as montadoras: mostrar como serão as viaturas de polícia em 2025. BMW, GM, Honda, Mercedes-Benz e Subaru já inscreveram seus modelos – todos ecológicos e movidos a eletricidade
E-Patrol, BMW (Divulgação)
Vanessa Barbosa
Publicado em 9 de janeiro de 2014 às 17h02.
Última atualização em 13 de setembro de 2016 às 16h14.
A equipe da BMW escolheu a cidade de Los Angeles como cenário ideal para o seu futurista E-Patrol. Segundo uma pesquisa feita pela marca, em 2025, a região terá mais tráfego e os veículos de segurança deverão ser mais rápidos e movidos por fontes alternativas de combustível. Para garantir a mobilidade de forma ágil e também a comunicação com outras viaturas, o design do E-Patrol é inspirado nas formas de um zangão. Quando em perseguição, o carro, que tem capacidade para três ocupantes, emite um zumbido alto além de ser capaz de levantar voo. O melhor disso tudo? O E-Pratol é totalmente movido a eletricidade.
2. General Motors Volt Squad ("Observe")zoom_out_map
2/10(Divulgação)
A versão da General Motors para as viaturas de polícia do futuro é composta por três veículos 100% movidos a eletricidade. O que você vê ao lado é um modelo voador, para apenas um ocupante e que faz a patrulha no alto, lá do céu. Não à toa, o conceito é chamado de “Observe”.
3. General Motors Volt Squad (“Engage”)zoom_out_map
3/10(Divulgação)
O segundo veículo de segurança futurista da GM é o “Engage”. Mais robusto do grupo, ele funcionaria como uma espécie de base móvel para as ruas em 2025. Como os demais, conta com o sistema porpulsor do Chevrolet Volt, o principal elétrico da GM.
4. General Motors Volt Squad ("Pursue")zoom_out_map
4/10(Divulgação)
Por fim, a GM apresenta sua visão de um carro ideal para perseguição de criminosos. É o “Pursue” (no português "busca"), modelo de formas aerodinâmicas que facilitam o deslocamento e garantem mais velocidade à busca implacável.
A filial americana da Honda projetou um conjunto de veículos robustos para funcionar de forma eficiente no “ambiente hostil da Califórnia” em 2025, sem ser preciso alterar a infraestrutura rodoviária. A viatura pode funcionar de forma autônoma, sem necessidade de motorista, e vem como uma moto acoplada.
Não para aí. Para incrementar o seu conjunto de segurança do futuro, a Honda criou também um helicóptero para ajudar no deslocamento das viaturas em caso de uma ocorrência urgente.
A filial japonesa da Honda também se inscreveu no desafio, com o seu "CHiPs" 2025. A estrela principal do conjunto é um veículo de patrulha esportivo que garante a mobilidade e “parrudez” necessária para lidar com situações de trânsito caóticas.
Em 2025, os agentes de segurança terão de se adaptar a estradas ainda mais lotadas com o trânsito monitorado e controlado eletronicamente e uma população muito maior. A fabricante Mercedes-Benz busca atender a esses requisitos com o SUV ecológico, totalmente movido a eletricidade, “Ener-G-Force". Em termos de design, o modelo é baseado no Classe G, o ícone da marca de luxo que está em produção desde 1970
A fabricante de carros japonesa Subaru escolheu um nome para sua tropa de choque de segurança que remete à natureza: Sharc, tubarão em português. Na versão de estrada, o predador dos mares dá lugar a uma frota totalmente alimentada por energia renovável e carbono neutra, a fim de atender às legislações ambientais mais rígidas. Por operar de forma autônoma, os veículos eliminan a necessidade de uma grande equipe de patrulha em tempo integral nas ruas.
Para evitar tarifas altas, Apple transportou 600 toneladas de iPhones da Índia para os Estados Unidos, com até 1,5 milhão de unidades a caminho, segundo a Reuters
Proximidade de julgamento frustra, até agora, as expectativas de chefe da Meta de que retorno de Trump à Casa Branca enfraqueceria aplicação da lei antitruste contra as Big Techs